Vocês já sabem que programamos viagens de final de semana na Itália para Milão, Veneza, Roma, Siena, Genova e Cinque Terre. Fomos em busca de opções de hospedagem.
Existem vários sites para reserva de hotéis como Booking, Decolar, Tripadvisor e vários outros. Você pode encontrar centenas ou até milhares de opções de hotéis.
Porém, como comentamos no post Hospedagem em Florença, existe hoje uma ótima opção de hospedagem que são apartamentos ou quartos que podem ser reservados, e pagos, no Brasil, antes do embarque.
Com exceção da primeira viagem para Veneza, quando encontramos uma promoção no Booking e nos hospedamos em um hotel, nossa opção foi a mesma que com relação à Hospedagem em Florença, alugar apartamentos ou quartos através do site Airbnb e, afirmamos sem medo de errar, foi a melhor escolha que poderíamos fazer. Nos posts referentes a essas viagens falaremos sobre os locais em que nos hospedamos e nossos anfitriões.
Como essa é uma modalidade de hospedagem relativamente nova, principalmente para pessoas de nossa faixa de idade, vamos falar um pouco sobre ela. O Airbnb intermedia a locação de três tipos de locais, casas inteiras, quarto privado e quarto compartilhado.

Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, a começar pelo preço que, normalmente, são mais altos para os primeiros e caem seguindo a mesma sequência.
Os quartos compartilhados se assemelham à hospedagem em hostels, ou albergues, e tem como grande vantagem o preço baixo, porém perdem muito em relação à sua liberdade, além de você não saber de antemão com quem vai partilhar o espaço.
As casas, ou apartamentos inteiros são os que vão dar mais liberdade a você, já que serão os únicos hóspedes no imóvel alugado. Achamos que esta é a melhor opção para famílias, ou para quem pretende ficar períodos mais longos no local.
Com relação aos quartos privados é importante mencionar alguns aspectos observados em nossa própria experiência, que por sinal foi excelente. A primeira preocupação que você provavelmente tem é com a falta de liberdade, e o constrangimento que pode haver ao se hospedar na casa de alguém que você nem conhece.
Vamos voltar a falar de alguns recursos do site da Airbnb que podem te ajudar a afastar essas preocupações. Todos os anúncios do site tem fotos e descrição do local que poderá ser alugado, que normalmente é bem detalhada. Nesta descrição você poderá examinar todas os recursos disponíveis (aquecimento, ar condicionado, máquina de lavar, wifi, etc) e, no caso dos quartos privados, verificar se existe um banheiro exclusivo para os hóspedes, até mesmo entrada independente, e acesso ao restante da casa, por exemplo. Tem também uma apresentação do anfitrião.

Porém, embora essas informações sejam indispensáveis para selecionar possíveis para hospedagem, talvez mais importante para sua decisão seja a possibilidade de “conversar” com o anfitrião e analisar as avaliações dos hóspedes sobre o local e sobre o próprio anfitrião. Como já dito em post anterior, os comentários dos hóspedes ajudam a confirmar as informações constantes dos anúncios dos apartamentos, já que nas fotos e descrições dos anfitriões são sempre ótimos lugares para se ficar, além de saber um pouco sobre a localização.
Muito importante também é poder saber como é seu futuro anfitrião. Voltando a falar de nossa experiência, não tivemos qualquer
problema quando alugamos
problema quando alugamos
| Com Claudio Bartalini - Nosso anfitrião em Siena |
quartos privativos,
ao contrário, os anfitriões sempre foram muito receptivos, nos ajudaram muito com dicas sobre onde e como ir em suas cidades, alguns inclusive nos levaram a esses lugares, e se tornaram amigos com os quais ainda temos contato e esperamos voltar a encontrar em breve. Nossa experiência foi tão boa que decidimos nos tornar anfitriões.
ao contrário, os anfitriões sempre foram muito receptivos, nos ajudaram muito com dicas sobre onde e como ir em suas cidades, alguns inclusive nos levaram a esses lugares, e se tornaram amigos com os quais ainda temos contato e esperamos voltar a encontrar em breve. Nossa experiência foi tão boa que decidimos nos tornar anfitriões.
Como não é objetivo deste blog, não entrei em contato sobre detalhes operacionais do site Airbnb, além do próprio site, você pode obter esse tipo de informação nos endereços abaixo.
- · Atualmente ao acessar o site Airbnb.com você é direcionado para um operador brasileiro no endereço Airbnb.com.br. Embora este site brasileiro facilite a vida de quem tenha dificuldade com o inglês, é cobrada uma taxa de serviço que pode variar de 4%, para valores mais altos em alugueis por períodos longos, até 12% para valores menores. Você pode verificar o valor desta taxa no “detalhamento do preço”. Uma alternativa é acessar o site original, como se você estivesse no exterior. Para isso existem algumas ferramentas que podem ser pesquisadas no Google.
- Vários apartamentos e quartos do Airbnb oferecem descontos no aluguel para períodos semanais ou mensais, chegando algumas vezes a 30 ou 40% para o aluguel de um mês, por isso, ao alugar um local por um período um pouco mais longe verifique se não vale a pena contratar um período um pouco maior e obter o desconto, mesmo que você não use todo o período



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, deixe aqui seu comentário, crítica ou sugestão.