Participe!


Comente, critique, tire suas dúvidas!

sábado, 10 de dezembro de 2016

O Primeiro Fim de Semana Em Florença - Domingo


O domingo não estava ensolarado mas pelo menos a chuva tinha parado. Nosso plano era ir até a escola Koinè para conhecer o caminho, segunda feira cedo teríamos aula.
Que caminho!
É claro que falaremos muito sobre as inúmeras atrações de Florença, aqui vamos apenas mostrar um pouco do que vimos na nossa primeira caminhada para a escola.

Na nossa rua já encontramos prédios belíssimos, como por exemplo as casas-torres. São construções medievais fortificadas que resolviam duas questões fundamentais da época, segurança e espaço na cidade. No início da Idade

Média Florença era muito pequena e a muralha, sobre a qual falamos no post Hospedagem - Onde Ficar Em Florença, limitava sua extensão. Com o rápido crescimento econômico da cidade, a população também aumentou acentuadamente, o espaço não era mais suficiente para as famílias ricas que vieram das áreas rurais, e Florença encheu-se de torres.




Santo Spirito fica em Oltrarno, que significa “do outro  lado do (rio) Arno”, por isso, para chegarmos ao centro histórico é necessário cruzar o rio. Florença tem muitas pontes, a mais famosa evidentemente é a Ponte Vecchio, nosso caminho preferido.
Sempre cheia de turistas, a Ponte Vecchio é um dos símbolos de Florença e uma das pontes mais famosas do mundo. A ponte, que no passado (1442 a 1593) já abrigou em suas lojas os 
açougues da cidade, removidos na época do centro, para que os restos de sua atividade fosse jogada diretamente no rio, e não nas ruas, hoje reúne boa parte das joalherias mais sofisticadas, e caras, da cidade. Além dos grupos de turistas e estudantes, cruzando a ponte podemos encontrar músicos tocando todo tipo de música, de bossa nova a jazz, e até noivas fazendo fotos para o álbum de casamento. 



Não é o caminho mais curto, aliás, em Florença dificilmente se está preocupado com o caminho mais curto, mas seguindo a rua na saída da Ponte Vecchio se chega ao Duomo de Florença (no fundo da foto da entrada da ponte).



 Não sei o que impressiona mais, a grandeza ou a beleza da Catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo di Firenze. Duomo é a principal catedral de uma cidade, e o de Florença é belíssimo, tanto por fora como por dentro. Com 153 metros de cumprimento e 90 metros de largura, pode acomodar 30.000 pessoas.



Assim que o vemos chama a atenção sua cúpula, construída por Filippo Brunelleschi, escultor e arquiteto, pioneiro desta arte na Renascença. Existem várias obras de Brunelleschi em Florença como a cúpula da Igreja de Santo Cristo, o Spedale degli Innocenti (Hospital dos Inocentes), na praça Della Santissima Annunziata, e o Palazzo Pitti.



 De volta ao caminho que seria nosso preferido no dia a dia chegamos à Piazza della Signoria. Praça central e sede do poder civil de Florença, a praça é repleta de arte e história, assim como outros pontos e nosso caminho, será assunto de outros posts.




 A primeira imagem que se tem ao se aproximar da praça é do imponente Palazzo Vecchio, sede da prefeitura de Florença.



Outras atrações da Piazza della Signoria são as estátuas em frente ao Palazzo Vecchio, entre elas a réplica do David (o original está na galleria ell'accademia), Loggia della Signoria e a Fontana del Netuno.






O caminho para a escola poderia ser pela rua Borgo dei Greci, não sem antes abastecer as garrafas no fonte de água, com ou sem gás. Isso passou a ser rotina em nosso dia a dia.
Depois de uns 5 minutos de caminhada chegamos à Piazza di Santa Croce. Outra importante praça de Florença, ampla e movimentada abriga, além da belíssima Basilica di Santa Croce e do monumento a Dante Alighieri, diversos cafés e restaurantes.



Vizinha à Santa Croce, na Borgo Santa Croce 17, está a Koinè Center.






Dica do post:

Quando você andar pelas ruas de Florença não deixe de olhar para cima, os prédios tem sempre alguma surpresa guardada.


No próximo post, o primeiro dia de aula.



quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O Primeiro Fim de Semana em Florença - Sábado

O taxi do aeroporto nos deixou em frente ao número 15 da Via di Santo Spirito por volta das 16:00h.

 A rua é estreita, mal passa um carro, como a maioria das ruas do Quartiere di Santo Spirito (Bairro Santo Spirito).


Os prédios da rua são antigos, vários medievais. Em um post futuro vamos passear pelas ruas do bairro e pela Piazza Santo Spirito, que é um verdadeiro centro histórico e cultural, de lazer e gastronômico a céu aberto.



Nosso prédio também era muito antigo, na realidade histórico, com um belíssimo hall de entrada. Como em todos os prédios antigos o elevador foi adaptado ao prédio, por isso, para chegar ao nosso apartamento, que fica no terceiro andar, tínhamos que subir um andar de escada, três de elevador, e descer um novamente de escada. Isso é muito comum em Florença.



Para conhecer o apartamento clic aqui e veja o anúncio no Airbnb.

Fomos muito bem recebidos pela Marusca, nossa anfitriã, que nos deu as primeiras e importantes dicas sobre a cidade.

A chuva de nossa chegada no aeroporto continuava e tínhamos reservado uma mesa em uma pizzaria que fica na vizinhança, ‘O Munaciello, para nosso primeiro jantar em Florença, então resolvemos deixar o primeiro passeio pela cidade para o dia seguinte.




O restaurante, tipicamente napolitano, está instalado em um antigo convento de 1600, e seu nome é inspirado no gnomo narrado na obra de Matilde Serao e que, de maneira resumida, podemos dizer que é um gnomo mau caráter.

Entrada 'O Munaciello

A decoração da casa tem ainda um anjo de dois metros pendurado no teto, O’Angelo, que faz parte da tradição napolitana.


Pizza é um de nossos pratos preferidos e, diferente do que muitos falam, na Itália existem muito boas pizzarias. ‘O Munaciello com certeza é uma dessas, não só pelas entradas e pizzas, mas também pelo ambiente pitoresco e muito agradável. O primeiro jantar não poderia ter sido melhor.






Dica do post



- Nos bons restaurantes de Florença é necessário reservar uma mesa com antecedência,    principalmente para o jantar nos finais de semana. No ‘O Munaciello é possível fazer a  reserva por telefone ou e-mail (firenze@munaciello.com). 


Em posts futuros daremos novas indicações de restaurantes em Florença e outras cidades.


No próximo post nosso primeiro domingo em Florença.